Modelo de Embalagem

A importância da embalagem

     “Com certeza o momento “zero” de escolha entre a compra do seu produto e o consumidor é a sua embalagem! Ela precisa despertar o que há de melhor da sua marca.  Muitas vezes o material utilizado pode fazer uma grande diferença final. A embalagem é uma das melhores publicidades para sua empresa.”

         A embalagem é o principal elemento de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto e não chamar a atenção, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.

       Entre os atributos mais perceptíveis gerados pelo design estão: praticidade, conveniência, facilidade de uso, conforto, segurança e proteção ao produto.  Além disso o design agrega valor aos produtos ao adequá-los às necessidades e expectativas do consumidor. Estes valores podem ser emocionais, mas geram reflexos práticos como a percepção de funcionalidade, identidade, personalidade e fidelidade à marca.

        EMPRESAS E EMBALAGEM

Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. A pesquisa mostrou ainda que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente, bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características, já que isso está diretamente relacionado à valorização da auto-estima do consumidor.

Outras pesquisas mostram também que o tempo que o produto tem para atrair a atenção de quem está passando em frente a uma gôndola é de apenas três segundos. Depois que o consumidor é atraído, a chance de comprar o produto é de 85%. Ou seja, chamar a atenção do consumidor é uma etapa fundamental na venda e a embalagem desempenha um importante papel neste processo. Por isso, é fundamental que se diferencie das demais.

Posted in Instruções/Guias.

Deixe uma resposta